Cabeçote linha Chevrolet e seus componentes

Nos artigos dessa série analisaremos em três posts os problemas e soluções nos cabeçotes, comandos de válvulas e outros componentes nos motores da linha Chevrolet.

  1. No primeiro tópico que segue, falaremos sobre a construção dos cabeçotes da linha GM nos modelos antigos e seus equipamentos;
  2. No segundo tópico falaremos sobre os cabeçotes roletados e deslocamento dos cames dos novos modelos e como funciona;
  3. No terceiro e último tópico da série falaremos por que da quebra do comando de válvulas.

Os pontos abordados serão:

  • Atuação dos tuchos hidráulicos;
  • Batidas na parte superior do motor (tuchos);
  • Sistema com roletes;
  • Verificações dos cames dos comandos;
  • Alinhamento do comando;
  • Quebra do comando de válvulas;
  • Planicidade das bases do cabeçote;
  • Alojamentos do comando e outros.

Dentro do motor pode acontecer muitas avarias por falta de manutenção, sobretudo, aquelas que a gente não consegue ver. Nos cabeçotes do motor não são diferentes, mesmo que retiramos a tampa de válvulas, dificilmente saberemos como estão os componentes internos, molas, válvulas, tuchos etc. E é principalmente no cabeçote onde concentram-se as maiores partes dos componentes moveis do motor, como:

  • O comando de válvulas;
  • As válvulas;
  • Guias das válvulas;
  • Escoras;
  • Balancins (sólido ou roletados) e os;
  • Tuchos hidráulicos;
  • velas de ignição;
  • Tampa de válvula;
  • Gaiola do alojamento do comando de válvulas e outros.

Componentes puramente mecânicos, que não podem ser analisados por um scanner, ou seja, precisamos abrir parte ou todo o motor para averiguar o estado das peças e sanar os problemas, trocando ou retificando as suas peças danificadas.

Troca de óleo e filtro lubrificante

Essa manutenção é paço fundamental e obrigatória para a vida útil de qualquer motor a combustão.

Sempre trocar nas mesmas especificações para aquela aplicação.

 

Parece simples, mas trocar o óleo e o filtro lubrificante nos prazos determinados pelos fabricantes, oficinas ou retificas de motores, garantem prolongamento ao funcionamento do motor, mas muitos deixam essas regrinhas básicas da manutenção do veículo de lado, por esquecimento ou por falta de cuidado mesmo.

Fator extremamente importante: Nunca troque o óleo e deixe de trocar o filtro de óleo! O filtro é que mantém o óleo limpo, filtrado, livre de impurezas, como não trocá-lo?

Válvulas do cabeçote do motor

A válvulas são elementos importantes dentro do conjunto do motor, elas estão instaladas sobre os guias de válvulas no cabeçote do motor e comprimidas sobre molas e travadas. O motor dependendo do modelo podem ser de 8V (oito válvulas) ou 16V (dezesseis válvulas).

Elas permitem quando fechadas a compressão correta e total, quando aberta a de admissão, é aspirado pra dentro das câmaras do coletor de admissão e respectivamente para dentro dos cilindros do motor a mistura ar/combustível e a de escape quando aberta, elimina através do coletor de escape os gases que foram queimados.

Eixo comando de válvulas

Para que as válvulas possam fazer o movimento de abertura e fechamento existem outro equipamento responsável a este fator que é o eixo de comando de válvulas.

Este eixo ou eixos são sincronizados ao eixo virabrequim através de correia dentada, corrente ou engrenagens e por meio dos seus ressaltos (cames) promovem as aberturas e fechamentos das válvulas nos determinados tempos do motor.

Portanto, o eixo de comando de válvulas e as válvulas são elementos importantíssimo para o motor, qualquer avaria pode comprometer e muito o rendimento do motor.

Tuchos de válvulas

Além das válvulas, comando de válvulas existem outros acessórios importantes que juntos comandam por completo o sistema de admissão, compressão, explosão e exaustão.

Esses acessórios são os tuchos hidráulicos e os balancins e estão presente em quase todos os motores da GM, talvez todos. Para que todos esses equipamentos funcione corretamente no cabeçote do motor existem ainda os balancins como mencionados, que podem ser sólidos ou roletados. Os novos motores da GM usam os balancins roletados.

Não fugindo de nosso foco, mas é bom saber que existem dois tipos de tuchos nos motores automobilísticos: hidráulicos e mecânicos.

O primeiro atua com óleo interno e o segundo usa pastilhas calibradas e também existem somente o tucho com especificações de regulagens (no caso do Corolla, Hilux e outros motores importados que usam estes meios. Os tuchos mecânicos com pastilhas são muito usados na linha Fiat atuais e Volkswagen os mais antigos, como nos motores AP.

Na maioria das vezes, os tuchos hidráulicos dispensam as varetas pelo fato do comando ser aplicado diretamente no cabeçote (VHC), por alojamentos próprios e diretamente sobre as válvulas, acionando as mesmas através do tuchos ou balancins. No caso da linha GM os tuchos são hidráulicos ou elementos hidráulicos e as válvulas são acionados por balancins sólidos ou roletados.

Atuação dos tuchos hidráulicos ou elementos hidráulicos

Para funcionar corretamente, o tucho hidráulico deve receber óleo lubrificante limpo, na especificação correta e sobre pressão. Além de lubrificar o componente, preenche as suas câmaras internas, promovendo o ajuste automático da folga de funcionamento das válvulas, eliminado a regulagem das válvulas. Com isso, os barulhos internos são bem menores, que imperceptível.

Borras no motor

As avarias dos tuchos hidráulicos e de quase todo o motor (não só nos motores da linha GM, mas em todos os motores de veículos que usam destes componentes), são quando existem formações excessivas de borras dentro do motor (devido à deterioração do óleo lubrificante), as galerias que alimentam os tuchos (entre outras passagens) ficam obstruídas. Isso acontecendo faz com que a pressão do óleo caia, impedindo o seu correto funcionamento onde começa a criar ruídos dentro do motor prejudicando também a sua correta lubrificação. Com isso, tem-se a redução do desempenho do motor e o desgaste prematuros dos tuchos, dos seus alojamentos, do eixo de comando de válvulas, balancins, escoras e das válvulas, eixo virabrequim, cilindros, etc.

Fique atento: A aplicação incorreta do óleo e filtro lubrificante também pode comprometer o motor nas mesmas proporções.

Temperatura do motor

Com o aumento da temperatura do motor, e este estiver em condições precárias, com muito desgastes o óleo vencido ou inadequado se transformam em borras, neste caso o óleo lubrificante perde a sua viscosidade e escapa do interior das galerias, dos tuchos, bronzinas de mancal e bielas, alojamentos dos comandos e outros alojamentos importantes. Este acontecimento interno no motor, acaba por impedir o correto funcionamento.

Em casos extremos, pode haver o rompimento do filme de óleo lubrificante existente entre o eixo virabrequim, bielas, eixo comando de válvulas, tuchos cilindros (…) mencionado anteriormente. As consequências são os atritos secos entre as peças e o fundimentos dos componentes moveis do motor.

Desgastes prematuros principalmente no cabeçote

Em caso de desgastes prematuros recomenda-se retificar ou trocar as peças danificadas, não somente as danificadas, mas todo o conjunto no caso por exemplo: eixo comando de válvulas, tuchos, balancins, escoras, a válvulas, guias de válvulas, válvula de retenção e até mesmo a gaiola, pois todas as peças podem estar comprometidas.

Barulhos de tuchos ou válvulas

Quando se ouve ruídos excessivos na parte de cima do motor (cabeçote), notar perdas de rendimentos e irregularidades na marcha lenta, o problema poderá ser: Nos cames do comando de válvulas (comido).

Se estiverem nestas condições as válvulas não abrem o suficiente. O correto para ter certeza é abrir a tampa das válvulas e inspecionar cuidadosamente o conjunto do eixo comando de válvulas, balancins, escoras, tuchos, válvula de alivio da galeria dos tuchos a procura de indícios de falta de lubrificação ou outras avarias. Caso exista problemas visíveis, desmontar todo o conjunto do cabeçote!

No próximo artigo vamos mostrar a nova tecnologia GM: CABEÇOTE CHEVROLET ROLETADO

 

Esse artigo foi escrito por:

2 pensamentos sobre “Cabeçote linha Chevrolet e seus componentes”

  1. Helenilson disse:

    Passagem oleo nos retentores valvula pode quebrar valvula, bico ejetando muito combustivel pode quebrar tambem?

    1. EdSolique disse:

      Não tenho relatos sobre esses problemas, ou causa. Mas, em motor tudo e possível acontecer. O mais comum nesses casos é excesso de fumaça, consumo de combustível e outros fatores relacionados.

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!

plugins premium WordPress