O turbo compressor causa panes ao sistema eletrônico em motores diesel?
Sim, principalmente em sistemas assistidas pelo gerenciamento eletrônico.
Este sistema é extremamente funcional, econômico e corretamente ecológico, mas qualquer erro mecânico ou eletrônico deixa de funcionar não só o turbo como reduz 70% a potencia do motor.
Perca de potencia do motor
No sistema de injeção a gasolina não é permitido entrada de ar falso pelo coletor de admissão levando isso a uma leitura errônea do sensor de ar absoluto (map) indicando sinais errados para a central. A central interpretando este defeito naquele sensor irá buscar o equilíbrio através de outros sensores para um melhor desempenho do sistema, e passará a ignorar tal sensor, mas os erros continuarão e ficarão gravados.
No sistema de injeção eletrônica diesel turbinado e monitorado através da ECM é mais ou menos parecido, porem o veiculo ira perder potencia, porque cortará o sistema de alimentação do combustível. Isto porque a central tem funções especiais para proteger tanto o sistema de injeção como também o motor. Estes defeitos sempre deixa o reparador perdido, principalmente se não obtiver conhecimentos sobre o sistema no total.
A principio quando o proprietário de um destes veículos entra em sua oficina para diagnosticar algum defeito, geralmente com a luz de anomalia acesa indicando problemas no sistema de injeção, o mecânico através do raster descobre poderá descobrir vários erros, tanto passado como presente, porém na maioria das oficinas raramente se tem tabelas dos erros informados e ficam a ver navios (perdidos), começando o drama de um possível defeito que poderia ser diagnosticado com simplicidade.
Defeitos e panes
Na maioria dos casos já apurados em algumas oficinas um único defeito é a causa de todos os outros.
O que o mecânico ainda não familiarizou com a injeção diesel é que não pode ocorrer falhas no sistemas de injeção de maneira alguma, qualquer falha por menor que seja, é o bastante para o motor não funcionar perfeitamente.
No caso do sistema de turbo, na maioria das vezes nem é problema eletrônico e sim mecânico, como um simples vazamento de ar na mangueira do purificador, junta do coletor de escape queimada, uma interrupção de vácuo na mangueira do wastegate ou um filtro de ar obstruído!
Mesmo assim ainda é possível que o condutor chegue ao destino, ou a uma oficina mais próxima. Porque em todos os sistemas de injeção eletrônica diesel existem um sistema de emergência, onde possibilita o condutor chegar à oficina para o reparos, no caso de um defeito no sistema de turbo.
Em outros casos pode acontecer das panes ser muito graves e não chegar ao destino, a não ser sobre reboque.
Buscando o conhecimento
Em algumas regiões principalmente interiores dos Estados não existem mecânicas especializadas em injeção eletrônica diesel (sistema common rail), pode acreditar. A nossa oficina também não era especializada, mas representando a MWM e Magneti Marelli, os problemas de injeção eletrônica começaram a clarear e para ajudar, muitos outros problemas da região vieram para nossa oficina nesta época e tivemos que dar conta do recado; entregar o veículo funcionando perfeitamente. Lembrando que estamos falando de um sistema de injeção BOSCH, mas existem outros sistemas para injeção diesel.
Então buscamos aperfeiçoar o máximo possível em todas as categorias que envolvem a mecânica, desde o sistema de freios ao motor e agora o sistema de injeção eletrônica diesel, alias o sistema de injeção atual não monitora somente injeção de combustível e sim praticamente tudo o que é eletrônico em um veiculo.
Diante destes fatos não temos para onde correr, o melhor mesmo é buscar informações e se adequar se quisermos continuar no ramo de atividade.
Entendendo o sistema
No sistema diesel convencional, com bombas e bicos injetores mecânicos, se queimar a junta do coletor de escape ou se a ventarola da turbina não estiver vedando, ou até mesmo romper a mangueira do purificador o veiculo vai se locomover normalmente, lógico que com os inconvenientes barulhos e assovio e ainda de maneira aspirada, mas existem proprietários de veículos que nem ligam e às vezes nem notam, vão andando assim mesmo até sobrar um tempinho e levar ao conhecimento do mecânico.
Não é assim que acontece?
Estão errado, mas fazem!
Pois é, no sistema de injeção eletrônica se acontecer estes inconvenientes o veiculo vai ser imobilizado pelo módulo de injeção causando vários anomalias no sistema e o motor vai perder a potencia total (amarrar) e o proprietário rapidinho vai procurar a oficina mecânica mais próxima!
Porque que o motor perde a potencia (amarra)?
Ao acontecer uma pane no sistema de turbo, que poderá ser por alta ou baixa pressão o sistema imediatamente, cortará o combustível através da válvula reguladora de pressão da bomba de alta e a injeção de combustível ficará limitado somente para o carro chegar ao destino, o motor não terá nenhuma potência por limitação do combustível que acusará no aparelho scanner erros no regulador de pressão da bomba de alta e outros erros.
Como não há pressão no common rail devido à central através do sinal do sensor do rail e do sensor do turbo ter entendido que não a ar o suficiente para a queima do combustível, ela libera a válvula reguladora de pressão impedindo que o combustível siga na linha de alta pressão e abrindo o retorno limitando o funcionamento do motor.
Mesmo com ausência da pressão na linha de alta, existe uma programação na central do veiculo. Exemplo nos motores S10 Motor Sprint 2.8, que possibilita em caso de panes no sistema de turbo, que o veiculo possa ainda ser conduzido, como mencionado anteriormente.
Este veiculo vai ser conduzido quase que no piloto automático, porque perde se totalmente o controle de aceleração. Mesmo assim ainda é possível conduzir o veiculo, o motor do mesmo vai trabalhar em baixa rotação não ultrapassando 2500 RPM e nem a marca de 80km/h, devido a pressão não ser inferior a 900 bar, e o servo motor ainda estar parcialmente vedado.
Como resolver estes problemas?
Para resolver estes problemas, o mecânico deverá saber se é problema mecânico ou de injeção, claramente este problema diz ser no sistema de turbo. Por isso deve examinar minuciosamente este sistema. De inicio aos testes:
- testando o sensor do turbo (modulador);
- Verifique as juntas do coletor de escape;
- Observe se há vazamentos no intercooler;
- Nas mangueiras do intercooler;
- Vedação perfeita das ventarola do servo motor (este é conduzido através do wastegate) que é ligado ao sensor do turbo;
- Verificar filtro de ar;
- Mangueira do purificador;
- Verifique se houve alterações (violação) na regulagem da porca do varão do wastegate;
- Verifique se na mangueira do wastegate tem vácuo, etc.
Atenção: Existem problemas que parecem ser turbo, mas na verdade é somente filtro de ar obstruído. Fique atento!
Feito estes procedimentos na maioria dos casos resolvem os problemas, o próximo passo é apagar todos os erros gravados pelo sistema através de um aparelho Scanner.
Respostas de 88
Qual a solução pra ajustar essas variáveis
Não ajusta tem que substituir a turbina.
não exite reparo? Obrigado pela dica.
tenho uma ducato 2011, quando fico um tempo parado no sinal por exemplo,ao acelerar para sair,solta fumaça esbranquiçada e logo para,pecebi que o oleo baixou um pouco,quando estava com mais ou menos 5 mil rodado,dei uma olhada por baixo a turbina tem uns pontos de oleo nas braçadeiras,tirei a mangueira do suspiro ,esta com residuo de oleo…..
Pode estar com problemas de cilindros, cabeçote ou turbo.
Amigo boa noite. Tenho uma L200 hpe Sport ano 2006/7 comprei faz pouco tempo. Fui fazer uma viagem andei 400km na volta o meu carro ficou muito fraco sem força. Subia serra em torno de 30kmh você sabe me informar o que é amigo. Fico grato por enquanto.
Pede para seu mecânico reparar o sistema do turbo, ao acelerar o motor as mangueiras que passam pelo intercooler deve encher, ficar tesas. Se isto não acontecer está com problemas de vácuo, e as válvulas solenóides não funcionam.
Prezado, espero que esta o encontre nas melhores condicoes de saúde.
Eu tenho uma questão quanto ao funcionamento de meu carro. Comprei a pouco tempo uma Land Cruiser Prado 2 LTE, 1992, com problemas de desenvolvimento (Potencia). Meu mecânico diagnosticou problemas com a bomba injectora electrónica e, sugeriu a substituição por uma manual (mecânica). Feito isto e suas devidas alterações, verifiquei que ele fixou a borboleta na posição de permanente admissão.
Gostaria eu de saber, quais a implicações no funcionamento do carro(motor) e durabilidade dos componentes envolvidos.
Agradeço antecipadamente pela atenção.
Estou bem de saúde graças a Deus que permite.
Quanto ao seu veículo não saberia te responder ao certo, poque houve adaptações e adaptação corre vários riscos, principalmente quando se muda um sistema.
boa noite achei muito boa suas respostas
tenho uma boxer eletronica 2006 estar fraca ja troquei a turbina mais parece que ela não aciona
venho sorendo com isso ja um bom tempo o que pode ser desde ja obrigado
Para descobrir deve levar ate uma oficina especializada ou concessionária para testes no sistema eletrônico e também mecânico, mas e fazer muitos testes antes de qualquer coisa, porque trocar peça por trocar não resolve os problemas.
Boa noite amigo!!
Possuo uma Ranger POWER STROKE 3.0 2010, ela começou a perder potêcia, falha e vibra, não passa de 2500 RPM. Quando desligo e ligo novamente volta ao normal por pouquíssimo tempo então volta a perder potência, a falhar e a vibrar.
Levei em uma oficina na qual não conhecia ninguém os mecânicos conectaram ao scanner que detectou erro no acelerador acho que 0606 (acelerador com 71% de eficiência), e outro erro que era algo na posição da borboleta.
Ficarei muito agradecido se poder me nortear em relação a tudo isso.
Tem que corrigir estes erros que apareceram. O erro de comunicação do pedal, interfere na posição da borboleta, ou seja, a mesma permanece fechada ou parcialmente aberta, com isso, o motor perde mesmo potencia, pois a borboleta esta fazendo trabalho como se fosse um freio motor. Isto pode ser erros de comunicação do modulo com o pedal ou o próprio pedal não esta mais apto suas funções. Para resolver antes de trocá-lo, deve levar até uma concessionária e fazer testes mais avançados. Porque talvez possa ser um mal contato, coneção ou nem poderá ser o que estou lhe passando. Primeiro deve descobrir as causas.
Meu caro, tenho uma Sprinter 313 CDI que estar tirando meu sono. Ela estar desligando a turbina, levei em uma autorizada Bosch e eles trocaram a válvula da turbina e nada. Fizeram a bomba de alta e nada. Agora querem trocar a turbina porém lá é uma fortuna. Comprei uma fora e coloquei porém só rodou 4 dias legal e agora voltou a desligar a turbina de novo.
Já troquei o sensor MAP o MTE né e nada. O problema persiste e eu não sei mais o que fazer. Peço sua ajuda pra clarear minha mente.
Quando eu desligo na chave e ligo novamente ela fica boa porém percebi que desliga na casa de 2000 a 2300 rpm se eu conseguir chegar nos 3000 rpm ela não desliga a turbina porém quando ponho a quinta marcha ela cai pra 2000 rpm ao quando acelero não consigo chegar nos 3000 rpm já desliga novamente a turbina.
O problema pode estar no sensor de modulador do turbo ou a turbina.
Boa noite e parabens pelas dicas.
Tenho uma ford/ranger 2011 3.0 diesel Power stroke. Ela apresenta o.seguinte defeito. Acelero ela e demora a responder. Nao está passando dos 2000 rpm, quamndo atinge essa rotação engasga. Se estou com o pé no freio, acelero ela e nao acontece nada,.como se nem estivesse acelerando. Fico grato se me ajudar. Obrigado.
Passa o aparelho para ver quais erros apresenta e corrige.
ola amigo!
Tenho uma Kia sorento 2004 crdi,
Em uma viagem ao fazer uma ultrapasagem o motor apagou, parei no acostamento e depois de algumas tentativas o motor pegou novamente, funcionou normalmente mas com a luz de anomalia acesa, mas a frente aconteceu novamente quando pisei fundo, da mesma forma.
No mais funciona bem, tem forca, depois de umas duas veses que sai com ela a luz apagou, só usei na cidade desde entao sem problemas; mas acredido que se pisar fundo novamente dara o defeito.
o que poderia ser?
Des de ja agradeco e parabeniso pelo site e a postagem!
No seu caso teria que conectar o aparelho de diagnostico no sistema e andar com o carro e apertar até que aconteça o problema, assim será possível ter um diagnostico do que está acontecendo.