Cabeçote peça principal de um motor a combustão
O cabeçote do motor é fundamental para o bom funcionamento do motor, por isso, em retifica de motores é o componente com maior índice de recuperação. Uma vez retificado corretamente, dificilmente ira dar problemas, mesmo assim é a peça mais condenada na hora de um defeito no motor pós retifica. A maioria das reclamações recebida em retifica de motores é o serviço prestado em cabeçotes. Qualquer defeito no motor o primeiro condenado é o cabeçote, mesmo retificado por completo. Impressionante! Novena por cento das acusações o cabeçote é absolvido!
Antes de condenar a retifica que executou serviços no cabeçote ou no motor completo, procure saber se o erro não foi na montagem do cabeçote seus componentes externos ou do motor por completo.
Na retifica de motores os profissionais, quando vão retificar um motor, cabeçote, virabrequim… antes de tudo, faz um analise técnico do que aconteceu com o motor, em seguida procura saber as causas dos acontecimentos, depois faz os aferimentos para uma suposta sobre medidas, orçamentos, aprovado faz os serviços dentro dos padrões de fábrica, testa, ajusta e monta o motor se for assim combinado. Pode ter certeza que é exatamente assim que acontece.
Apesar de todas as técnicas empregadas nenhum profissional, seja qual for área, estão isentos de cometer erros, ou passar despercebidos por não conferir isso ou aquilo em uma montagem ou reparação.
Em nossa área (retifica e oficina mecânica), estamos constantemente sujeitos a cometer erros, seja por imprudência, achismo, peça sem procedências, peças com defeitos, aplicação de uma peça no motor, cabeçote ou qualquer reparação. Profissional nenhum comete erro por que quer, mas devemos ter a humildade de reconhecer o próprio erro se assim acontecer.
Reparadores de motores e o retificador ambos tem que agir dentro do profissionalismo e nunca, jamais, condenar serviços do outro sem ao menos procurar resolver os problemas ou descobrir a causa de um defeito.
Se não estiver entendendo o assunto desta postagem clique no link: Motor EcoSport 1.6 seca o cárter para melhor entender como aconteceu os problemas desde o início.
Motivo do defeito
Nesta Eco Sport o motor falhava, muita fumaça do escapamento e o óleo do cárter era consumido rapidamente. O problema fora cometido por um descuido na montagem do coletor de admissão no cabeçote.
No artigo anterior foi mencionado no primeiro paragrafo que o motor sofreu superaquecimento e todas as peças de plásticos foram afetadas, derretidas pelo excesso de calor, inclusive o coletor de admissão que nesse tipo de motor usa coletor de plástico?
Nesse motor em questão o coletor de admissão foi substituído por um coletor usado, de desmanche. Além de ser um coletor usado era de um motor 1.0 e o motor ao qual fora substituído é um Eco Sport 1.6, totalmente diferente a área de vedação no cabeçote.
Examinando essa área de vedação que foi descoberto o erro. Ou seja, o coletor 1.0 não tem o mesmo campo de vedação que o do 1.6, embora olhando os dois coletores de imediato não se percebe nenhuma diferença, mas existe e é grande.
No coletor 1.6 a área de vedação é mais larga e veda perfeitamente os dutos da admissão no cabeçote, a do 1.0 são mais estreitas e não vedam o dutos, deixando uma abertura, com isso o ar admitido passa para o cárter através do canal do suspiro do motor.
No cabeçote desse motor 1.0 ou 1.6, ambos tem uma abertura para a passagem do suspiro do motor que passa também através da tampa de válvulas, onde no seu topo é ligada a mangueira do suspiro. A junta do coletor é do tipo anel de vedação de borracha e deve separar estes orifícios dos dutos da admissão.
O que acontecia no motor era que a borracha de vedação do coletor não tampava esta área do suspiro do motor veja na imagem acima, gerando um vácuo do ar admitido, diretamente para o cárter do motor (como um poço a ar!), isso gerava uma grande pressão dentro do motor capaz de jogar o óleo do cárter para dentro das câmaras de combustão. Eis ai as causas do motor falhar e fumacear ao extremo a ponto de secar o cárter em 300 km rodado!
Defeito simples mas desconhecido
Tecnicamente um defeito simples, mas desconhecido pela maioria dos mecânicos, tanto que não imaginávamos de imediato que era esse o defeito. Para nós da retifica um defeito inédito, tanto que procuramos orientação na concessionária e eles diziam nunca ter pego um defeito desses, outros mecânicos que conversamos também diziam nunca ter pego tal defeito.
Depois do acontecido um outro amigo reparador dizia ter pego a muito tempo exatamente o mesmo defeito e descobriu quando o dono do carro disse que tinha trocado o coletor de admissão, quando em uma batida o original foi quebrado.
O mesmo erro aconteceu por substituição de forma errada, gerando um defeito que é um dos piores (defeito colocado), sem ao menos comparar as peças aplicadas. Aquela história insistente: de que tudo é igual! Pode colocar que da certo. Essas teorias para motor não funciona, ou então, para que tanta siglas, códigos, números, ano, modelo e tudo mais?
Conclusão
Fica aqui mais uma dica de um problema resolvido.
Problema simples e ao mesmo tempo complexo, difícil de ser detectado, mas quando se trabalha em equipe analisando as causas chega ao defeito. O importante é nunca desistir, alias o mecânico é o profissional que descobre e sana qualquer defeito em um carro, seja ele qual for.
Sempre terão resultados satisfatório quem trabalha em equipe, quem pede opinião, sugestões. Pode ser para resolver um simples como um grande problema, pode ter certeza que problemas grande ou pequenos terão no dia a dia dentro de uma oficina ou retifica de motores. O importante é ser humilde e nunca condenar, julgar serviços por outros feitos e sim tentar ambos solucionar.
2 pensamentos sobre “Motor EcoSport 1.6 seca o cárter – Solucionado”
PARABÉNS, realmente entendo que raríssimos profissionais iriam observar rapidamente está diferença
Abraços
Realmente tem defeitos difíceis, geralmente são aqueles que são montados.