Quebra do comando cabeçote Chevrolet

Nessa terceira e ultima parte de nosso assunto sobre cabeçotes da linha GM, vamos falar sobre quebra do comando de válvulas, quais as causas, como solucionar esse problema. Geralmente acontecem nos modelos antigos, nos novos acontecem o deslocamentos dos cames quando do rompimento da correia dentada, na maioria deve ser substituído o comando de válvulas por outro genuíno.

Recomendo que leia o artigo anterior CABEÇOTE CHEVROLET ROLETADO para melhor compreender esta série de postagens sobre cabeçotes Chevrolet linha GM.

Quebra do comando de válvulas

A quebra do comando pode ser atribuída a dois fatores:

  • O empenamento da gaiola (mancais) de alojamentos do comando e,
  • Empenamento da parte superior do cabeçote (base de apoio desta gaiola).

Veja nas imagens abaixo, rompimento de um comando de válvulas no centro. Isso ocorre por empenamento da gaiola ou da base superior do cabeçote, geralmente acontece em caso de superaquecimento do motor.

Mesmo corrigindo a base do cabeçote através de plainamento, para substituição da junta do cabeçote, a base superior vai permanecer empenada e ao apertar o cabeçote no bloco, que no caso na linha GM aperta a gaiola e o comando juntos com o cabeçote, ao exercer estes serviços o comando vai ficar preso e o mecânico não vai perceber e, é ai que ocorre o rompimento por atrito do comando de válvulas.

Existem duas formas para testar e descobrir a causa da quebra do comando:

Uma das formas é verificar se a gaiola está empenada, para isso deve remover a gaiola do cabeçote, retirar o eixo comando quebrado e ao colocar o eixo novo sobre a gaiola, o mesmo deverá girar livremente com mão.

Se ocorrer do eixo não entrar e se entrar existir interferência ao girar com a mão, a gaiola estará empenada e deve ser substituída.

O outro procedimento é retirar o cabeçote do motor:

  • Desmontar as molas;
  • Retirar as válvulas e prender o cabeçote a uma morsa ou dispositivo de apoio;
  • Colocar no local apropriado a gaiola com o eixo comando rodando livre em seu alojamento;
  • Apertar (normalmente) esta gaiola sobre o cabeçote simulando como se estivesse colocando ao bloco do motor. Obs.: deve  ser retirados os guias de alinhamentos!

Feito estes procedimentos e o comando de válvulas prender é porque a base superior do cabeçote está empenada.

Geralmente este defeito é visual só de apoiar a gaiola do comando sobre a base do cabeçote, a mesma fica que tipo gangorreando.

Nestes casos deve ser substituídos o cabeçote e as vezes também a gaiola do eixo comando de válvulas.

Importante: Em banca de serviços na oficina a Planicidade da face superior do cabeçote e da gaiola antes da montagem devem ser medidos utilizando uma régua de aço na diagonal. Lembrando que: no veículo estes testes raramente terão resultados satisfatórios devido o mesmo estar montado com as válvulas.

Para realmente resolver este tipo de problemas é aconselhável levar todo o conjunto até uma retifica de motores, lá os procedimentos terão maiores precisões.

Retifica da base superior do cabeçote

A usinagem desta parte não é permitida, porque irá sofrer alterações na altura do cabeçote e consequentemente na altura de trabalho dos tuchos de válvulas. O comando irá baixar e os tuchos ao carregar, deixarão as válvulas abertas, com isso o motor poderá não entrar em funcionamento por falta de compressão e se funcionar poderá ficar falhando os cilindros.

Nota: Em recuperadoras de cabeçote e até em retifica de motores que tenha máquina retificadora de sedes, existem meios satisfatórios para recuperar estas diferenças, como mencionado não é recomendado, mas funciona! “O jeitinho Brasileiro esta na retifica também”

Superaquecimentos do motor

Na maioria dos casos o superaquecimentos do motor queima-se a junta do cabeçote e empena sua base. Nestas condições o cabeçote deve ser levado até a retifica para corrigir esta falha através da plaina do cabeçote (importante verificar a altura do cabeçote).

So que, a retifica recebe somente o cabeçote, quando deveria vir junto a gaiola e comando de válvulas para aferir se houve também empenamento na base superior.  Isso é muito importante, porque se o superaquecimento foi muito alto, pode ocorrer também o empenamento desta base e da gaiola.

Letra gravada no comando

Outro item muito importante é a verificação da letra gravada no comando, para cada tipo de motorização é um tipo de comando e o  mesmo, vem especificado através de código ou letra. Leve estes valores a sério, caso contrario poderá comprometer o funcionamento do motor.

 

O que muda de um comando para outro é o lobe center 7, que é o grau de inclinação de abertura e fechamento das válvulas. Impossível ver esta orientação a olho nu. Siga a orientação do fabricante ou siga a letra do comando a ser substituído.

Toda vez que montar o eixo de comando de válvulas, o motor tem que estar em posição de sincronismo, caso contrário ao funcionar poderá ocorrer atropelamentos das válvulas, danos aos pistões do motor e outras avarias. Neste caso além do prejuízo, a remoção do cabeçote será inevitável e talvez o motor

Importante ressaltar que: Comando aplicado com letra ou código errado, o motor poderá entrar em funcionamento, mas não terá desempenho, poderá ficar falhando, consumindo combustível e outros graves problemas. Principalmente em motores com cabeçotes roletados.

Esse artigo foi escrito por:

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!

plugins premium WordPress