O volante de dupla massa é aplicado no Motor Sprint 4.07T e 4.07 TCE
A MWM resolveu analisar e substituir em garantias todos os volantes de dupla massa por estar apresentando ruídos indesejáveis, segundo reclamações.
A MWM sempre fica atenta a qualquer avaria de seus produtos, principalmente quando se trata de peças importantes para o motor.
Volante de dupla Massa
O volante de dupla Massa é uma dessas peças que tem particularidades especiais no motor, além dele deter os ruídos e trancos ele é responsável ao inicio de partida do motor por conter uma cremalheira onde o componente do motor de partida, aciona o mesmo até que a primeira partida do motor entre em funcionamento, também nele é fixado o conjunto de embreagem e ainda em motores eletrônicos tem função de gerar pulsos de rotação através de um sensor de rotação, indicando a central que o motor entrou em funcionamento.
Defeitos
Enviados por reclamações este tipo de volante ao laboratório técnico da MWM por supostas avarias em seu mecanismo, onde foram analisados e constatados que não foram encontrados quaisquer tipos de defeitos mencionados. As analises técnicas comprovaram que: foram observadas elevadas incidências de substituições dos componentes e que não apresentaram as falhas reclamadas (sem nenhum defeito).
A fim de melhorar o diagnóstico no distribuidor autorizado e evitar substituições indevidas, é apresentado através de informações técnicas da MWM Boletins com os devidos procedimentos para diagnósticos destes componentes. Também foi apresentado novo formulário para preenchimento correto das avarias apresentadas e se realmente for constatado veracidade dos fatos a substituição da peça será o mais rápido possível.
Nota: Os responsáveis terão que preencher um novo formulário apresentando com clareza qualquer defeito que possa apresentar, para evitar constrangimentos para ambos os lados.
Procedimentos dos diagnósticos
1 – Fixar o volante com dois parafusos em uma morsa.
2 – Encaixar a ferramenta especial nº7000550C91 no volante. Encaixar os pinos de centralização no guia e fixar o dispositivo no volante com 3 parafusos.
3 – Com o auxilio de um Torquímetros, aplicar torque no sentido horário de 180 Nm.
4 – Marcar a posição da massa secundária do volante em relação à cremalheira.
5 – Aplicar um torque de 180 Nm no sentido anti-horário e marcar a posição da massa secundária em relação à cremalheira.
6 – Verificar a quantidade de dentes da cremalheira em todo o deslocamento (veja região indicada na figura).
Observação importante: Em um volante sem problema funcional a quantidade de dentes deve situar se entre 17 e 24 dentes. Observar atentamente o comprimento do parafuso que fixa o prato de embreagem, pois o mesmo poderá, além de travar o volante ainda deixará o mesmo deslocado de sua geometria de trabalho, ou seja, o mesmo deixará de atuar a sua massa.
39 pensamentos sobre “Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver?”
Ola Edvaldo muito bom seu artigo sobre volante bimassa do motor esprinter vale tambem para o motor mercedes bens que e o mesmo se tratando de uma peça cara na mão de quem não conhece geralmente vai
trocar a peça trazendo um grande prejuizo para o cliente. Dica antes de condenar o tecnico deve de imediato fazer o diagnostico base como a verificação dos cilindros de embreagens feito este procedimento a sim ele vai para a embreagens para fazer uma analise vizual se não encontrar nada va ate uma recondicionadora de embreagens que la o tecnico poderar analizar melhor sem te cobrar nada ok……../
Valeu pelas dicas e por ter complementado o meu artigo Vicente, sobre este assunto.
Abraços.
uito boas dicas, vlw, só uma coisa as imagens nao estao abrindo, e só uma duvida, a mwm divulgou algum boletim a respeito dessa garantia?
Goffert,
Obrigado por me alertar a respeito das imagens. Agora estão todas funcionando.
Não. A MWM informou um boletim sobre este assunto, baseado por reclamações de garantias!
Todas as vezes que uma peça é reclamada garantia, a MWM analisa os aspectos, forma de trabalho, como foi instalada, procedências, etc.
Após estas analises e se o resultado for “desfavorável” a empresa por consequência de defeitos, ela envia ao reclamante uma nova peça e depois lança imediatamente um boletim técnico a todos os afiliados informando como proceder, quais pontos tomar os devidos cuidados, e se for por qualidade sessa a sua parceria com o fabricante da devida peça ou exige melhorias e qualidade, etc.
Abraços.
oi boa tarde!estou com pequeno problema acho eu,montei um motor mwm sprinter 2.8 q esta e uma frontier fiz inteiro completinho desde a parte de baixo quanto a de cima enfim funcionei o motor esta belezinha normal!só q tive q trocar o retentor da polia dianteira 3vzx ja,só no periodo de esperimento antes de entregar para o cliente,isso ta tirando meu sono..gostaria de saber c vc tem uma dica pra min pois gosto muito de suas informaçoes tem alguma dica para colocar o retentor,base do retentor e polia ou alguma dica a mais agradeço desde ja muito obrigado!!!
Coloque primeiro a pista deste retentor na polia, coloque o retentor com ferramenta especifica, pois ele deixará o retentor na altura correta. Verifique se a bomba de óleo tem canal de retorno de oleo, se não tiver não ficará um retentor. se tudo estiver ok, coloque a polia aperta e ficará bom. Existe um lote desta bomba que veio com defeito, e a mwm não quiz aceitar mas voltaram atrás.
Tenho uma frontier 2.8 e ela está fazemdo um barulho estranho ao ligar, vem da parte da embreagem, parece ser o volante bi massa dela, foi feita a bomba injetora dela, antes não tinha o barulho, agora tem e esta com a partida longa. O q vc acha q é?
Pode ser o volante bi massa, engrenagem tripla que liga a engrenagem do comando, pode ser a bomba injetora ou a embreagem. Para todos os possíveis defeitos citados o motor deve ser retirado do veiculo para diagnósticos.
Isto é, se o motor for MWM Sprint!
Olá, tenho uma frontier 2006 2.8 4×4 MWM. Notei que na saída, em primeira, principalmente em subidas, ela dá uma leve trepidação. Alguma dica do que pode ser?
Coxins
Parabéns ao senhor! Por favor me dê uma luz, minha Nissan terra esta fazendo um barulho em marcha lenta, parece q é no volante biomassa, só q troquei o conjunto todo não tem 20.000 km ainda, porem esse carro bambeou e soltou a engrenagem do eixo de comando, então comprei engrenagens novas, a do eixo e uma tripla q vai abaixo e q tem q dar um torque p instalar. Pergunto. Sera q o barulho é do biomassa mesmo? Já q sinto no pedal de embreagem, ou pode ser outro lugar? A medida q acelero o barulho acaba ou ate some, mas quando ando e acelero o motor parece aqueles carros sem filtro de ar, mudou de barulho. Mwm sprint 2.8 ano 2004, não é eletrônico.
Grato
Pode ser movamente o volante ou também pode ser coxim do cambio ou motor
estou com problema no motor mwm 2.8 sprint eletonico fiz o motor completo dos as pecas mwm rodei 1000km apareceu um vazamento na polia do viraberquim dianteira levei no mecanico trocou o retentor mas o vazamento continuou e apareceu um vazamento na parte de traz do motor onde vai o volante nos dois casos o que vaza e oleo de motor ja li varios de seus comentorios se puder me ajudar de como resolver isso desde ja agradeco.
Problema na montagem, tem que ter ferramentas para colocar estes retentores. E técnicas.
obg edvaldo valeu.
Tenho uma S10 4×2, 2.8 diesel, ano 2013 com 131.400Kms rodados. Ela começou fazer o um barulho no motor do tipo “tec, tec, tec,” principalmente quando estava o ponto morto. Para verificar a Concessionária abriu a caixa de marcha e diagnosticou que o defeito está do volante do motor que travou, o conserto fica na faixa de 9000 reais com tudo original. Acho que a pick up rodou muito pouco para isso acontecer, nunca rodei em condições muito severas. Gostaria de informações a respeito deste problema.
O volante se for biomassa não trava e sim quebra e fica molengão, se travou e porque colocaram parafuso do prator maior, com isto trava a plataforma deste volante nestas condições iria ficar ruim para engatar as marchas e não iria fazer barulho. Também na maioria das S10 eletrônica não usa mais este volante bi massa e sim comum que custa em torno de $700 a 900,00 reais. Resumindo o problema pode ser outro, engrenagem tripla do comando, válvula folgada, problemas no cabeçote e outros
bom dia, comprei um kit novo de volante bi-massa+disco+plato para embreagem do motor mwm 2.8 diesel, fiquei sabendo que pode ser travado o volante bi-massa para não dar mais defeito. Procede ?
Não procede. Para isto existe o volante normal.